Querem saber uma coisa mesmo, mas mesmo muito engraçada sobre mim? Não simpatizo nada com esparguete! É mesmo o tipo de massa que menos como, e o que menos faço aqui em casa.
Não vos consigo explicar o porquê, mas é algo que já vem desde pequena. Não sei, acho o esparguete demasiado fino, sem consistência… não me satisfaz.
Normalmente, quando vou a um restaurante em Itália, peço se me podem trocar o esparguete por linguine ou então escolho outro prato que tenha linguine…manias, é o que é!
Bom, depois deste pequeno aparte, hoje trago-vos um dos pratos mais amados na cozinha napoletana.
Se eu vos dissesse que juntando esparguete, pão torrado, tomate fresco e anchovas teriam um dos pratos mais saborosos à face da terra, acreditariam? Convido-vos a comprovar.
Spaghetti alla Gennaro é um prato em honra do santo padroeiro de Napóles. Existem várias versões deste prato, há quem o faça com tomates e quem o faça sem. Sendo o tomate fresco a alma da cozinha napoletana, atrevo-me a dizer que a receita original leva tomates, mas mesmo pesquisando sobre as origens não consegui chegar a uma conclusão…
Deixo-vos a receita do meu spaghetti alla gennaro (mas fiz com linguine, pois claro!), um prato extremamente saboroso que demora 10 minutos a fazer.
Ingredientes para 2 pessoas:
Disclaimer: eu não costumo “medir” a massa nem a água da massa, faço tudo a olho. Não vou precisar medidas, mas tentar dar-vos uma ideia. Duas coisas que precisam de reter, a massa não pode ficar mole (por favor não!) e a água onde vão cozer a massa tem que estar tão salgada quanto a água do mar Mediterrâneo 😉
Preparação:
E então, vamos todos comprar anchovas hoje? 😉
Esta receita faz parte das receitas do mês dedicada a Nápoles. Podem encontrar as outras receitas aqui e aqui.
Já sabem, guardem esta receita para a terem sempre à mão! Não se vão arrepender.
Com amor,
Claudia