Se há coisa que adoro nesta vida são limões!
Habituada desde pequena a comer os limões de Amalfi, associo o limão a casa… mesmo que os de cá não tenham nada a ver com os que comia durante a minha infância.
Já que o ingrediente do Páginas Salteadas deste mês era limão, e o tema de leitura do ULDA era ler uma autora feminina, juntei o útil ao agradável e repeti a receita do bolo de limão que fiz para o aniversário da Matilde.
O Páginas Salteadas é um projecto de pessoas que gosto muito neste mundo dos blogs. Pessoas que ainda fazem isto com amor e sem segundas intenções, e que partilham o amor pela escrita (e tão bem que elas escrevem). Todos os meses elas partilham um ingrediente e tem que se fazer uma receita inspirada nesse ingrediente e num livro.
O ULDA é o clube de leitura do qual faço parte. É da Joaninha (que é também uma das curadoras do Páginas Salteadas), que é uma pessoa que conheço há muitos anos e por quem nutro um imenso carinho.
O livro que escolhi foi “Um longo regresso a casa” da Gail Caldwell. Escolhi-o propositadamente para este desafio, porque como escrevi logo no início, os limões lembram-me a minha casa, a minha infância e as minhas férias de verão em Sorrento.
Confesso que não o terminei de ler… o livro é pesado, triste, melancólico e nesta fase da minha vida, em que sinto que a pandemia e confinamento me estão a afectar imenso, não quero ler tristezas!
O livro é autobiográfico (coisa que vim a perceber depois) e fala sobre a relação de amizade da autora, com a amiga que perdeu depois da luta contra o cancro. É um livro que dá que pensar sobre o valor que damos (ou não) à vida, sobre relações e sobre perda. É um livro que me toca demasiado a nível pessoal, pelo que por enquanto deixei-o em standby.
Dito isto, partilho convosco a minha receita de bolo de limão e sementes de papoila (inspirada numa que vi na 24 Kitchen), que vos irá deixar com um sorriso no rosto 😉
Ingredientes:
Preparação:
*nem todos os fornos funcionam da mesma maneira, o melhor é ir controlando depois de 15 a 20 minutos no forno (sem abrir a porta) e depois fazer o teste do palito. Colocar um palito até ao fundo e controlar se a massa que vem agarrada ao palito está cozida ou não.
Não se esqueçam de guardar os pins no vosso Pinterest para recriarem esta receita.
Com amor,
Claudia
2 Comments
Que bom bolinho esse!! Vou guardar a receita!
Depois mostra-me o resultado Margarida :):)