E claro que não poderia faltar a rainha da gastronomia caboverdiana! Digam olá à cachupa!
A cachupa é O prato! Não há ninguém que tenha estado em Cabo Verde ou que tenha tido contacto com a cultura cabo-verdiana, que não tenha ouvido falar deste prato! Ninguém!
Quando era mais nova, lembro-me que o dia de cachupa era um autêntico evento familiar. Toda a gente se juntava na casa de quem a fazia e havia sempre o tupperware para levar os restos e fazer a cachupa do dia seguinte (a minha preferida), mas já lá vamos.
Existem 2 tipos de cachupa, a rica e a pobre. Sendo que a rica é a que tem mais ingredientes, incluindo vários tipos de carne.
Ora bem é de salientar que praticamente cada pessoa faz a cachupa de uma maneira diferente, há quem ponha mais ou menos feijão, mais ou menos milho, há quem ponha carne, há quem ponha peixe e há quem ponha os dois…eu fiz a receita do meu pai e mesmo assim tivemos que adaptá-la com os ingredientes que cá tinha em casa, porque tivemos umas pequenas falhas de comunicação 🙂
Fazer a cachupa foi uma autêntica aventura, eu queria mesmo muito que o meu pai fizesse a receita comigo, mas o meu pai para além de trabalhar no estrangeiro e só estar em Portugal de mês a mês, ainda tinha o entrave de morar noutro concelho. Com as regras de confinamento e eu tendo imenso trabalho durante a semana não foi mesmo fácil de organizar.
Por isso, esta cachupa foi feita entre reuniões no Teams! Num dia mais calmo de trabalho, mas mesmo assim com 4 reuniões marcadas…:\
A confecção da cachupa começa 3 dias antes quando se coloca a carne a salgar. No dia anterior colocam-se os feijões e o milho seco a demolhar. Acredito que se possa fazer com feijões enlatados mas definitivamente não ficará com o mesmo sabor.
Se se quiserem aventurar a fazer uma cachupa em casa aconselho o uso de uma panela de pressão. Eu acho que todas as cachupas que comi durante a minha vida foram feitas em panelas normais, mas na panela de pressão fiz uma cachupa igualmente saborosa em 1 hora e 30 minutos, em vez de ter que esperar 4 a 5 horas para ficar no ponto.
Bem, mas vamos lá à receita que é isso que vocês querem saber, não é verdade?
Ingredientes:
Preparação:
Et voilá… aqui temos a nossa cachupa!
Para saberem em detalhe a magia que acontece no dia seguinte é clicar aqui.
Para verem as outras receitas de Cabo Verde só precisam de clicar aqui, aqui e aqui.
Agora digam-me lá, como é a vossa receita de cachupa? Vão-se aventurar a fazer a minha? Vou adorar ver as vossas recriações!
É guardar no Pinterest, fazer e partilhar comigo, fácil não?
Com amor,
Claudia
2 Comments
[…] ver as outras receitas de Cabo Verde aqui, aqui e […]
[…] ver as outras receitas de Cabo Verde aqui, aqui e […]