A pastiera. Falo-vos hoje sobre o meu doce favorito de sempre, e para sempre.
Comentava com a minha irmã, que não sei se a pastiera é o meu doce favorito por ser realmente o que mais gosto, ou se é pelo facto de ser um doce que comia apenas uma vez por ano e por ansiar tanto que chegasse a época em que pudesse finalmente saboreá-lo.
A pastiera é um doce típico de Nápoles que é tradicionalmente feito na Páscoa. Antigamente era somente nessa altura que se encontrava à venda. Nápoles é uma cidade de tradições e se a tradição ditava que a pastiera só se comia na Páscoa, então não se comia em mais nenhuma altura do ano!
Hoje em dia já não. Quando em 2018 estive em Nápoles para comemorar o meu aniversário e apresentar a Matilde à família, lembro-me de ter praticamente “obrigado” a minha irmã, a minha melhor amiga e a minha cunhada, a experimentar a pastiera que estava à venda no bar do porto, quando íamos para Capri.
Para se fazer uma pastiera em casa precisam de dois ingredientes essenciais, que dificilmente se encontram em Portugal, o grano cotto e a essência de flor de laranjeira. Nas minhas pesquisas por casa descobri a Vico Food Box, uma empresa siciliana que envia produtos italianos por toda a Europa. A Vico Food Box é um verdadeiro paraíso para qualquer italiano que viva no estrangeiro e na minha encomenda aproveitei e mandei vir uma série de coisas das quais tinha saudades, tal como a água Ferrarelle, a melhor água com gás que alguma vez irão experimentar na vossa vida 😉
Ora bem, encomenda feita e recebida depois de 6 dias! Estava super entusiasmada até ter percebido que me tinha esquecido de encomendar o grano cotto…quem convive comigo sabe que isso é típico da minha pessoa.
Não baixei os braços, eu e a doce cara-metade pesquisámos até que encontrámos uma receita de como fazer grano cotto em casa.
Segue a receita deste doce que é feito sempre na 6ª feira santa para ser comido no domingo da Páscoa para que os sabores tenham tempo de se infundir…e foi isso que eu fiz, aliás…o marido fez e eu comi!
Ingredientes:
Para a massa:
Para o recheio:
Para decorar:
Preparação:
Disclaimer: Leva uma infinidade de ingredientes, mas até é bastante rápido de se fazer, se não tivermos em conta a preparação das cascas de laranja!
Cascas de Laranja cristalizadas:
Se não conseguirem encontrar já preparadas, podem fazer as vossas próprias cascas. Há 2 maneiras. A rápida e a “verdadeira”. Existem inúmeros vídeos online a explicar como as fazer. O método rápido leva umas horas, o método “verdadeiro” leva dias. Se por acaso encontrarem as j á preparadas, deixem de molho em água uns minutos para retirar todo o açúcar em excesso.
Grano Cotto
O verdadeiro grano cotto é basicamente semente de trigo descascada cozida. Também pode ser substituído por grão de espelta ou pelo arroz que se usa para fazer o risotto, arborio ou carnarolo. Este, o tal que esqueci-me de comprar vem já pré-cozido. Para o preparar é literalmente deitar o grano cotto (ou arroz ou espelta) numa panela, juntar o leite, a manteiga sem sal, a casca de limão e o pau de canela e levar a lume médio. Assim que começar a ferver e a formar espuma, baixamos o lume e vamos mexendo constantemente até que esteja cozido por completo. Como se estivéssemos a fazer arroz-doce, e é essa a consistência que se pretende. Assim que estiver completamente cozido, retirem do lume e deixem arrefecer por completo.
A pastiera:
A massa:
O recheio:
No momento de servir, deve-se polvilhar com açúcar em pó.
Para verem as outras receitas de Nápoles clicar aqui.
E agora quero saber, quem vai fazer este bolo delicioso e mostrar-me o resultado final?
Pelo sim, pelo não, guardem a receita no vosso Pinterest 😉
Com amor,
Claudia
1 Comment
[…] faz parte das receitas do mês dedicada a Nápoles. Podem encontrar as outras receitas aqui e aqui. Já sabem, guardem esta receita para a terem sempre à mão! Não se vão […]