Ah! Abril! O meu mês! O mês mais lindo do ano!
Chegámos a Abril e ao próximo destino que, visto ser o mês do meu aniversário, não poderia ser nada mais nada menos do que a cidade de Nápoles em Itália! A cidade que me viu nascer! O meu primeiro berço 😉
A minha paixão por Nápoles é certa e sabida por todos os que me acompanham. A cozinha napoletana (e italiana) é a que conheço melhor, por isso, como devem calcular, estou totalmente na minha zona de conforto! Tivesse eu tempo para escrever, fotografar e editar tudo e partilharia calmamente uma a duas receitas por dia.
A minha mãe cozinhava muito bem e a maior parte das vezes era comida italiana que fazia, mesmo quando já morávamos cá. No outro dia ao falar com a minha irmã, ela lembrou-me que ela costumava escrever as receitas do que fazia num pequeno caderno. Escusado será dizer que agora o meu objectivo é encontrar esse caderno, que deve estar perdido algures na casa dos meus pais em Alverca.
Mas, vamos focar-nos no tema deste artigo. Hoje começo a viagem gastronómica por Nápoles e, visto estarmos em época da Páscoa, começo com um belo casatiello. Um prato salgado típico, que se assemelha muito à bôla de carne ou mesmo ao folar.
Importante referir que hoje em dia praticamente toda as famílias têm uma versão própria do casatiello, mas há alguns ingredientes que não podem mesmo faltar! São eles:
Eu preparei este casatiello só com os ingredientes base, mas podem adicionar pancetta, scamorza, ou outros tipos de salames e queijos italianos (pois claro)! Não escolham queijos frescos, como a mozzarella ou a ricotta, porque irão estragar por completo o vosso casatiello fazendo o pão ficar ensopado.
O casatiello faz parte das mesas do domingo de Páscoa, mas também é o rei na Pasquetta, que é a segunda-feira a seguir à Páscoa, que em Itália é feriado nacional. Em Nápoles é hábito neste dia fazer um picnic.
Bem, mas vamos à receita:
Ingredientes:
Para a massa do pão:
Para o recheio:
Para decorar:
Preparação:
*Podem acabar de amassar na planetária mas há lá coisa melhor do que “pôr (literalmente) as mãos na massa” e colocarem todo o vosso carinho nela? 😉
Nota: Podem encontrar os produtos italianos no El Corte Inglés, na Makro, na Fiammetta e na loja online Italiana.pt.
Podem ler as outras receitas de Nápoles aqui.
Espero que tenham gostado desta receita e não se esqueçam de a guardar no vosso Pinterest para a recriarem!
Votos de uma excelente Páscoa!
Com amor,
Claudia
2 Comments
[…] Para verem as outras receitas de Nápoles clicar aqui. […]
[…] receita faz parte das receitas do mês dedicada a Nápoles. Podem encontrar as outras receitas aqui e aqui. Já sabem, guardem esta receita para a terem sempre à mão! Não se vão […]